Num mundo cada vez mais sinalizado por cores, daltônicos precisam desenvolver estratégias para tarefas simples como escolher a roupa mais adequada ou acertar a linha do ônibus.
O que para a maioria das pessoas não passa de uma rotina,para um daltônico pode ser motivo para a criação de uma estratégia. Escolher uma roupa, checar a bateria do celular e guiar até o trabalho podem ser atividades bem pouco diferente para quem não consegue identificar cores,ou a variação entre elas. Que o digam os daltônicos.
O daltonismo é uma doença presente desde da nascença,mas naõ necessariamente hereditário,que provoca a confusão de cores, principalmente o verde e o vermelho. Encarar semáforos, linhas de metrô identificadas com cores e carregadores de celular com recursos bicolores podem representar um desafio para os daltônicos, mas nada que não seja superado com jogo de cintura e um bom humor.
Os Daltônicos que confundem duas cores primárias são classificados como dicromatas. Entre eles estão os que misturam o verde e o vermelho (e vice-versa) e, bem mais raros, os que confundem o azul com as outras cores básicas. Ainda mais incomuns são os daltônicos acromatas, que enxergam apenas preto, branco e tons de cinza. “Casos de acromatopia são raríssimos, cerca de um em cada 300 mil pessoas”, afirma Sulzbacher.
O daltonismo pode interferir na sua profissão? sim,Por exemplo, pilotos de aeronaves, que exige alta velocidade e precisa definir nuances de cores, manobristas, pessoas que precisam orientar nos aeroportos, embarcações que possuem muitos códigos de cores, são atividades que devem ser restringidas a essas pessoas. Tanto que para se habilitar a essas profissões a pessoa faz um teste de colorização e automaticamente são restringidas dessas atividades.
Gostaríamos de saber porque é mais raro pessoas enxergarem em preto e branco do que confundirem o verde com o vermelho.
ResponderExcluirO daltonismo pode ser tratado?
ResponderExcluirO tema escolhido pelo grupo foi bem abordado, mas achamos que precisa de mais complementos, pois outros grupos que abordam o mesmo assunto conseguiram se expressar melhor sobre o tema! Gostariamos de saber se daltonismo ocorre mais em homens ou mulheres? e por que?
ResponderExcluir